segunda-feira, março 06, 2006

Mìdia tendenciosa

Segue artigo interessante retirado do blog Óleo do Diabo, que a partir de hoje está listado nos Blogs Recomendados.

Mìdia tendenciosa
Nilton Pinho

Ontem o Jornal Nacional simplesmente ignorou a pesquisa do Ibope para São Paulo. Hoje o jornal impresso O Globo também nada disse, de forma que a coluna da Teresa Kruvinel, que aborda o assunto chega a ficar incoerente, visto que ela comenta a notícia sem que a notícia tivesse sido publicada.

Em compensação a discrepância de 6% entre o valor admitido por Duda e o auferido por parlamentares foi manchete de todos os jornais, escritos e televisivos. Enquanto isso, o depoimento de um ex-diretor da Toshiba, confirmando um grandioso esquema de corrupção em Furnas, no tempo de FHC, foi totalmente ignorado.

O efeito bumerangue parece mesmo ter chegado para os tucanos. Na ânsia por descobrir irregularidades nos fundos de pensão, os parlamentares não só não encontraram nada de conclusivo na gestão atual (além de irrisório em termos de valores), como bateram de frente com um rombo não explicado de bilhões de reais na gestão anterior.

Enquanto isso, Lula é recebido com pompa, respeito e admiração pela sociedade britânica. A entrevista concedida à revista The Economist, maior revista de economia do mundo, revela profundo bom senso e inteligência do mandatário brasileiro. Enquanto a maior revista do mundo festeja a "mágica de Lula" na economia, virtualmente convertendo um país falido numa potência promissora, os segmentos reacionários da sociedade tupi continuam agindo com preconceito e má-fé.

Não é a tôa que Lula está crescendo nas pesquisas. Acredito que é fruto do trabalho sério que o governo vem fazendo. Claro que há erros, claro que há dificuldades, tropeços, recuos, falhas humanas e operacionais. Mas há muita coisa boa que precisa ser mostrada. Mais que isso, a sociedade brasileira precisa ser alertada para o jogo sujo que a oposição faz, alimentado pela mídia vendida, sequiosa por uma vitória tucana cujo prêmio será gordos empréstimos do BNDES.

Felizmente, a internet surgiu para acabar com o monopólio da opinião pública pela mídia corporativa. Quanto mais a mídia agir de maneira desonrosa, mais apaixondamente lutaremos para servir de contra-peso. Quanto mais a mídia for agressiva contra Lula, mais agressivamente o defenderemos. Afinal, temos consciência do que ele representa para o Brasil e para a América Latina. Os vendilhões da pátria precisam saber que não é moleza derrubar um presidente eleito com 54 milhões de votos.

Alckmin e Serra, em vez de só pensarem em eleições (eles sim são obcecados por eleição) podiam estar governando seus respectivos estado e município. O candidato do PSDB tem 4% de intenção de voto para o governo de São Paulo, contra 26% de Marta Suplicy, do PT. Na ânsia de abraçar o mundo, os tucanos podem perder tudo: município, estado e país. Quero ter uma champanha gelada à mão quando isso acontecer.

Nenhum comentário: