terça-feira, agosto 01, 2006

Se não deve, não teme

Cada um por um motivo, todos haverão de concordar comigo que, desde que Lula assumiu, não passa um só mês sem que um novo escândalo de corrupção de políticos ou de descoberta de grandes esquemas de crimes do "colarinho branco" venham à tona. Diante disso, o que a oposição diz e a mídia insinua é que a corrupção aumentou no Brasil. Segundo elas, isso ocorreu porque este governo é o mais corrupto do planeta, talvez do sistema solar, quiçá da galáxia. Uma "quadrilha" teria se encastelado no poder central do país.

O senso comum nos diz que corruptos devem fazer de tudo para diminuírem as chances de serem descobertos, e não para aumentá-las. Se Lula e o PT são os corruptos que a mídia e a oposição dizem, então deveriam ter elaborado formas de não serem pilhados roubando.

Os fatos mostram que fizeram outra coisa.

Não se entende por que um governo tão corrupto indicou um procurador-geral da República como Antonio Fernando Barros e Silva de Souza, que virou referência para dez entre dez jornalistas e oposicionistas depois que constrangeu o governo incluindo alguns de seus membros entre a tal "quadrilha" que denunciou. E tampouco se entende por que a Polícia Federal, subordinada ao governo Federal, teve tanta liberdade para incomodá-lo.

Já no governo de oito anos de FHC, o procurador-geral indicado foi Geraldo Brindeiro, que passou à história como o "engavetador-geral" da República. Houve o escândalo da compra de votos, das privatizações, do Proer, da Pasta Rosa etc, etc, mas, quando escândalos chegavam ao Ministério Público Federal, eram engavetados e nunca mais se ouvia falar deles. E quanto à Polícia Federal, não se tem notícia de que tenha incomodado o governo ao qual estava subordinada, como acontece agora.

Ajudem-me a compreender: se Lula e o PT chegaram ao poder com a finalidade de roubar, por que é, diabos, que não substituíram o "engavetador-geral" tucano-pefelê por um "engavetador-geral" petista? Por que é que não "aparelharam" a Polícia Federal para que não os incomodasse?

Em minha opinião, com Lula e o PT no poder o Brasil está no caminho certo também no que concerne à corrupção. A quadrilha dos Sanguessugas, independentemente de ser integrada por algum petista, foi desbaratada a mando do governo federal. E o pior é que a população não está sendo informada disso. Pelo contrário: quando Geraldo Alckmin e Heloísa Helena cometem o crime de acusarem o governo Lula pelo escândalo, a mídia dá voz a eles e não tem a decência de dar uma mísera notinha informando a verdade.

As elites, o grande empresariado, a oposição, a mídia, todos querem se ver livres do governo Lula. Falam sem parar de corrupção. Uma corrupção que, graças a esse mesmo governo, está vindo à tona; uma corrupção que se vê, como agora no caso dos Sanguessugas, que vinha de muito tempo. Provavelmente acham que atribuindo a este governo tudo o que ele está desmontando em termos de corrupção, ele irá parar de apertar o cerco. Essa gente parece que deve muito. Não me surpreenderia se antes das eleições isso fosse provado.

Reproduzido do blog Cidadania.com

Nenhum comentário: