segunda-feira, março 13, 2006

Brasil criou mais empregos que os EUA desde de 2003

O Brasil foi um dos países que mais geraram empregos no Mundo nos últimos 3 anos, segundo estudo divulgado no último dia 9 pelo Tesouro Nacional.

O Tesouro estima que nos 3 primeiros anos do governo Lula, entre 2003 e 2005, foram gerados entre 5 milhões e 7 milhões de empregos formais e informais no País. Para fazer o cálculo, o órgão usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo do Tesouro, para cada emprego formal criado em 2003 foi criado 1,2 emprego informal naquele ano. No ano seguinte, essa proporção aumentou para 2,7 empregos informais.

Utilizando uma estimativa "conservadora" para calcular a criação total de empregos nos últimos três anos, considerando que para cada emprego formal foi criado 1,5 informal, o Tesouro calculou que a criação de empregos superou 5 milhões no período. E, numa estimativa mais otimista, com a geração de 2,2 empregos informais para cada posto de trabalho formal, esse número ultrapassa os 7 milhões.

O estudo divulgado compara o Brasil aos Estados Unidos, onde foram abertos 4 milhões de empregos nos últimos três anos. O documento afirma que a quantidade de empregos criados no Brasil foi maior do que o número de postos de trabalhos abertos nos Estados Unidos, que possui um crescimento econômico mais rápido e uma força de trabalho duas vezes maior que a brasileira.

Com informações dos Jornais O Globo (para assinantes) e O Povo.

Nenhum comentário: