Na semana passada escrevi um post sobre a Gamecorp, que pode ser lido aqui, no entanto, a Soninha, em seu blog, fez uma análise muito boa da situação, que vale a pena divulgar. Ela escreveu o texto com base em informações do Fernando Rodrigues (o autor da reportagem que requentou as "denúncias" contra Fabio Lula).
Segue o artigo na Integra:
Deixa os números falarem
Como se costuma dizer, se você torturar os números, eles dizem qualquer coisa que você queira.
Grande destaque hoje no noticiário é a informação de que a Telemar gasta quase 5 milhões por ano em patrocínio à Gamecorp, empresa de videogame do filho do Lula. Segundo a reportagem da Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u75907.shtml), "a Telemar argumenta que se trata de um investimento estratégico, com bom retorno e que visa atingir um público específico".
Sem conhecer o produto e o mercado a que ele se destina, fica difícil descobrir se o argumento se sustenta ou não. Então vamos aos fatos:
1) Qual é o produto anunciado? Telefone celular e serviços de forte apelo junto ao público jovem: "download de protetores de tela, ringtones e clipes que tenham conexão com os games". Então me parece que o público alvo de uma TV de games é adequado...
2) E o retorno, é bom mesmo? Segundo tabela divulgada no blog do Fernando Rodrigues (http://uolpolitica.blog.uol.com.br/#2006_02-17_06_24_42-9961110-0), a audiência dos programas de TV da Gamecorp chega a ser O QUÁDRUPLO da audiência da MTV no mesmo horário (que, naturalmente, tem um público de perfil semelhante ao atingido pelos videogames - jovem, fissurado em cultura pop, tecnologia e consumo...). São 197.960 espectadores do programa G4 Brasil contra 48.050 na MTV no mesmo horário, segundo o Ibope.
Pois bem: quanto a Telemar gasta em patrocínio à MTV em um ano? Tá lá no Fernando Rodrigues também: são DOZE MILHÕES E MEIO previstos para 2006. Mais que o dobro do investimento, pela metade, se tanto, da audiência (no horário em que os dois programas concorrem diretamente).
Por que é suspeito a Telemar gastar 5 milhões/ano na Gamecorp e não é suspeito investir 12 e meio na MTV?
No mesmo post em que traz essas informações, Fernando Rodrigues estranha: "Fábio Lulinha consegue o prodígio de arrancar da poderosa telefônica o equivalente a 20% do que a Telemar investe na Globo". A MTV da família Civita arranca o equivalente a 50% do que a Telemar investe na Globo.O triplo do que é investido no SBT.
Estou sendo simplista e comparando alhos com bugalhos de proprósito. O público da MTV é direcionado, "segmentado", com poder de compra superior ao de boa parte do público da Globo, etc. O mercado sabe disso muito bem. Não quero que a MTV fique sem seu patrocínio, de jeito nenhum! Mas faço isso só pra chamar a atenção para o descabimento do espanto causado com o investimento na Gamecorp. Os números falam por si, mas eles são escandalosamente ignorados quando convém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário