Existem aproximadamente 6 bilhões de pessoas no mundo. Imagine uma grande loteria mundial, onde cada uma destas 6 bilhões de pessoas retira um ticket. Impresso neste ticket, estariam as circunstâncias nas quais cada um estaria destinado a viver suas vidas. Impresso em cada ticket estaria então:
- Sexo
- Raça
- Lugar de nascimento
- Tipo de governo
- Nome dos pais, com seus níveis de renda e profissões
- Nível de QI
- Peso, altura, cor dos olhos, etc.
- Riscos de saúde
Se você está lendo esta mensagem agora, provavelmente o ticket que você retirou não seja tão ruim. A probabilidade que alguém tire um ticket que tenha as circunstâncias favoráveis que você está agora, são bem baixas. A probabilidade de alguém ter nascido, digamos, em uma região próspera e rica, com boa saúde, boas condições familiares de renda e QI acima da média são minúsculas.
Sendo assim, é bem razoável pensarmos que não devemos nos orgulhar de nossa situação e pensar que é um feito só nosso, nós apenas tiramos um ticket de sorte. Provavelmente nossas habilidades e inteligência seriam inúteis se tivessemos nascido no meio da pobreza em alguma aldeia africana.
Imagine agora você como alguém que vai definir os sistemas que governam o mundo. Aí se incluem o tipo de governo, programas sociais, impostos, segurança, mercados de trabalho, leis, etc. Você tem que escolher os sistemas que acredita serem os mais justos e que você gostaria de conviver. Um detalhe importante: você ainda não sabe que ticket vai pegar! (Lembre-se que saímos em vantagem nessa vida).
Sendo assim, que tipo de sistema você criaria se não soubesse o ticket que iria pegar ? Você teria uma posição diferente em alguns dos programas em que você está ou teria outra posição caso você fosse cercado por diferentes circunstâncias ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário