quarta-feira, maio 03, 2006

Em nota, governo brasileiro reconhece nacionalização como ato de soberania

"A decisão do governo boliviano de nacionalizar as riquezas de seu subsolo e controlar sua industrialização, transporte e comercialização, é reconhecida pelo Brasil como ato inerente à sua soberania. O Brasil, como manda a sua Constituição, exerce pleno controle sobre as riquezas de seu próprio subsolo"

Em nota, o governo brasileiro reconhece nacionalização como ato de soberania da Bolívia e esclarece que o abastecimento de gás natural para o território nacional está assegurado, conforme reiterou o presidente da Bolívia, Evo Morales, em conversa telefônica, na tarde de ontem, com o presidente Lula. Ainda no telefonema feito por Lula para Morales, a Assessoria de Imprensa do Planalto informou que ficou acertado que o preço do gás será resolvido por meio de negociações bilaterais.

O governo brasileiro, de acordo com a nota, agirá com firmeza e tranqüilidade em todos os foros, no sentido de preservar os interesses da Petrobras, e levará adiante as "negociações necessárias para garantir o relacionamento equilibrado e mutuamente proveitoso para os dois países".

O gasoduto Bolívia-Brasil, de acordo com a nota da Assessoria de Imprensa do Palácio do Planalto, funciona há sete anos, como resultado de negociações empreendidas por sucessivos governos há mais de 50 anos.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Bolívia, Evo Morales deverão ser encontrar nos próximos dias para aprofundar questões do relacionamento entre os dois países e da segurança energética da América do Sul, de acordo com a nota.

Nenhum comentário: