quarta-feira, maio 24, 2006

Indícios de ‘clube da propina’ em estatais. Dimas Toledo é investigado

A Polícia Federal prendeu ontem José Roberto Paquier, chefe de gabinete do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), e cinco empresários acusados de cobrar propina para fraudar pagamentos de estatais do setor elétrico a empresas privadas. Para a PF, os indícios recolhidos na Operação Castores reforçam as suspeitas sobre a existência de um “clube da propina”, consórcio criado por grandes empresas para pagar propina e facilitar negócios com Furnas Centrais Elétricas e outras estatais do setor.

Dimas é investigado por recolher suposto caixa dois

O consórcio foi denunciado pelo ex-executivo da Toshiba José Antonio Csapo à PF em março deste ano. As investigações estão confirmando a existência do “clube da propina” na época do Dimas Toledo, disse o delegado Fernando Francischini, coordenador da operação.

Dimas Toledo é ex-diretor de Planejamento de Furnas. O executivo é investigado pela polícia por suposto envolvimento com a formação de um caixa dois para o financiamento de campanhas eleitorais de vários partidos antes das eleições de 2002.

A PF apreendeu ontem, no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, uma mala que estava em poder de Amaury Escudeiro, chefe de gabinete do deputado Luiz Carlos Haully (PSDB-PR). A mala foi passada a Martins pelo empresário Laércio Pedroso, um dos seis presos na Operação Castores. Segundo a PF, o esquema de corrupção era comandado por Pedroso, ex-funcionário da Itaipu Binacional desde 1992, que ocupava o cargo de gerente financeiro da estatal e havia denunciado no início do ano à revista “IstoÉ” um esquema de caixa dois que seria comandado por diretores da Itaipu.

A polícia quer saber o conteúdo dos documentos encontrados na mala e por que Pedroso passou a mala de forma sorrateira para Martins. As cenas foram filmadas pelas câmeras do aeroporto. Depois de preso, Pedrosa decidiu colaborar e, segundo a polícia, confirmou a intermediação de negócios suspeitos entre empresas privadas e estatais do setor elétrico.

A PF suspeita que grupo fazia tráfico de influência entre dirigentes das estatais para receber pagamentos superfaturados ou para eliminar multas aplicadas às empresas privadas punidas por atraso na entrega de mercadorias, entre outros crimes.

A polícia investiga tentativas de fraudes a partir de contratos de Itaipu Binacional, Furnas, Eletrosul e Eletronorte com várias empresas privadas. Entre elas, a multinacional Alston.

Foram presos também Luiz Geraldo Tourinho, sócio de Pedroso; o lobista Luiz Carlos Dias; e os empresários Osvaldo Panzarini e José Della Volpi, donos da transportadora Della Volpi.

O clube da propina foi denunciado por Antonio Csapo à PF em março. Segundo ele, um grupo de empresas formaram um fundo para pagar propina e facilitar negócios com estatais do setor elétrico.

Com informações do jornal O Globo

Nenhum comentário: