quarta-feira, maio 17, 2006

PF sugere que reportagem de "Veja" pode traduzir trama contra governo

BRASÍLIA - A Polícia Federal divulgou nota à imprensa informando que vai abrir nesta segunda-feira inquérito para apurar, "em toda a extensão, os fatos divulgados na reportagem ´A Guerra dos Porões´, da revista Veja, tendo em vista as notícias que evidenciam a produção de "dossiês forjados para tentar incriminar falsamente autoridades públicas".

A revista informou que o banqueiro Daniel Dantas teria um dossiê contendo dados sobre contas ilegais no exterior de que integrantes do governo, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem não conseguiu dizer se os dados eram verdadeiros ou não.

O diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, afirmou que a matéria denota "má-fé" do jornalista Márcio Aith e "irresponsabilidade" do veículo, além de "conduta criminosa por parte dos autores da farsa".

A nota da PF informou que já estava em curso na corporação uma investigação sobre a possível elaboração de dossiês com documentos forjados para tentar incriminar autoridades do atual governo.

A Polícia Federal já tinha alertado sobre o andamento de uma ação ardilosa para atribuir falsamente a integrantes do atual governo a titularidade de recursos financeiros ilegais mantidos fora do Brasil, diz a nota.

"A divulgação da revista Veja veio comprovar a autoria da trama criminosa, arquitetada e levada a efeito por um grupo de pessoas com histórico de envolvimento em delitos de violação de sigilo, divulgação de segredo, interceptação telefônica ilegal, corrupção e formação de quadrilha, apurados pela própria Polícia Federal", diz o texto.

A nota também afirma que o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, um dos citados na reportagem da revista como detentor de conta no exterior, determinou na ocasião do alerta a investigação dos fatos, inclusive sobre ele mesmo, autorizando o acesso a seu sigilo bancário e fiscal no Brasil e no exterior. Lacerda aproveitou para negar "expressamente" que tem ou teve "valores ou bens no exterior".

FONTE

Um comentário:

Anônimo disse...

cancelei minha assinatura dessa droga de revista a tempos. so nao ve que a veja quer derrubar o governo quem nao quer. ja perdi a conta do tanto de reportagen sem fundamento dessa revistinha.