quarta-feira, maio 24, 2006

País tem recorde de geração de empregos nos quatro primeiros meses do ano

Brasília – O nível de emprego formal, ou seja, com carteira assinada, subiu 0,87% em abril, em relação a março. O resultado é considerado o segundo melhor para o mês de abril da série apurada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada hoje (23) pelo Ministério do Trabalho. No total, foram gerados 229.803 novos postos de trabalho. O acumulado dos quatro primeiros meses do ano bateu o recorde para o período.

A pesquisa identificou crescimento do emprego em todos os setores de atividades, com destaque para a indústria e serviços. A indústria de transformação, como as de produtos alimentícios, metalúrgicas e têxteis, contribuiu com 78.481 postos, o segundo maior saldo de geração de empregos no setor. No mês anterior, haviam sido 25.062 postos, ou seja, em um mês houve aumento de 53.419 postos. O número se aproxima do melhor desempenho, verificado em abril do ano passado, quando foram gerados 79.495 postos.

Desde o início do ano, já foram gerados 569.506 postos de trabalho, pelos dados do Caged. Esse resultado é considerado o melhor para o primeiro quadrimestre do ano. De acordo com o Ministério do Trabalho, a elevação é justificada por fatores sazonais relacionados ao agronegócio, aos efeitos positivos da balança comercial, à redução da taxa de juros e às medidas de incentivo à construção civil.

De acordo com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o aumento tem relação com a política macroeconômica. "Esse ano os juros estão colaborando para que a indústria de transformação retome o crescimento", disse. O setor de serviços teve aumento de 72.627 postos de trabalho; a agricultura gerou 32.718 postos; o comércio gerou 26.656 empregos e a construção civil contribuiu com 12.628 postos.

No período de 12 meses (desde abril de 2005), foi gerado cerca de 1,2 milhão de empregos. O ministro Luiz Marinho afirmou que a meta para este ano é gerar 1,4 milhão de postos de trabalho. No ano passado, foi gerado 1,2 milhão.

Nenhum comentário: