quarta-feira, maio 03, 2006

Físico Bautista Vidal diz que Brasil deve defender ação de Evo Morales

O físico José Walter Bautista Vidal disse que o Brasil precisa defender a nacionalização das refinarias de petróleo e gás na Bolívia, medida anunciada ontem (1º) pelo presidente Evo Morales. "O Brasil tem que defender a todo custo esse princípio da soberania, porque é um país que tem tudo a perder. Se não respeitarmos esse princípio, os outros irão usar isso contra nós", afirmou.

Bautista Vidal, que coordenou a implementação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool) e hoje trabalha na implantação do biodiesel no país, afirmou que está sendo difundida uma idéia "errada", de que a Bolívia está agredindo o Brasil, uma vez que a Petrobras também foi afetada pela decisão. "Não é verdade. A Bolívia está resgatando um patrimônio estratégico fundamental", afirmou, em entrevista à Rádio Nacional.

Na opinião do físico brasileiro, Morales tomou uma decisão correta. "Ele está certo. O petróleo é um patrimônio do povo boliviano, assim como as reservas minerais do Brasil são um patrimônio do povo brasileiro".


Leia a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: