segunda-feira, maio 22, 2006

Sobre a pesquisa Datafolha

Na semana passada foi divulgada uma pesquisa do Datafolha sobre quem a população responsabiliza pela onde de ataques do PCC. O modo como os resultados foram publicados pelos principais orgãos de imprensa, deu a clara impressão que Lula e Alckmin, aos olhos da população, dividiam as responsabilidades igualmente.


A Veja publicou que "o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria muita responsabilidade para 39%; o ex-governador Geraldo Alckmin, para 37% da população". A Folha de São Paulo também igualou as responsabilidades: "o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) aparecem em posições similares entre aqueles que consideram que eles tiveram "muita responsabilidade" pelos episódios de violência que começaram na última sexta e arrefecem desde ontem".

No entanto, pergunto: existe algum sentido em separar o atual governador Cláudio Lembo do ex-governador Geraldo Alckmin? Lembo assumiu a pouco mais de 1 mês o estado, que foi governado por Alckmin por quase 1 decada.

Na minha opinião, a leitura correta da pesquisa deveria ser o seguinte:

Claro que a resposta a um problema tão amplo quanto esse não pode ser dada de modo direto, uma vez que a responsabilidade por esses ataques se estendendem por muitos governantes que passaram pelas esferas estaduais e federais nas ultimas decadas. O que quero destacar é que a população entende que o maior culpado nesse caso é Alckmin, uma vez que ele e seu partido governou o estado de São Paulo nos últimos 12 anos, 8 dos quais também governou o Brasil. Vale lembrar que o PCC surgiu durante esse período.

Assim, fica clara a manipulação da pesquisa, ou no modo de interpreta-la, no sentido de preservar Alckmin ou de minimizar o inevitável impacto em sua candidatura.

Nenhum comentário: